Quais são os sintomas de alergia a gatos?
Os sintomas de alergia a gato se diferem de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas experienciam reações simples como o nariz entupido, outras têm reações mais intensas e em alguns casos, não conseguem respirar.
O que determina a intensidade da reação alérgica de uma pessoa é a maneira com que seu sistema imunológico reage as proteínas liberadas pelo corpo e pela saliva do gato. No caso de quem é alérgico a gato, o corpo, acreditando que as proteínas do gato são perigosas, criam anticorpos e libera histamina para com o fim de proteger.
Caso haja interação entre crianças e gatos ou bebês e gatos em sua casa fique atento para reações alérgicas que venham a ocorrer com eles. Existe alguma probabilidade dela estar associadas com o seu gato. Caso você suspeite de que há sintomas, faça testes para ter certeza, como por exemplo, isolando alguns ambientes e privando o contacto
da criança com o gato.Qual substância liberada pelo gato que causa alergia?
A substância que causa a reação alérgica é uma proteína encontrada na saliva, nas excreções e na pele do gato. Apesar de não ser emitida através do pêlo do animal, a proteína gruda no pelo do gato quando ele se lambe, um comportamento dos gatos que é perfeitamente normal. Quando a saliva e as excreções do gato secam, as proteínas são liberados no ar e grudam em travesseiros, sofás, cortinas, tapetes, etc. de sua casa o que facilita o contato com as pessoas que ali frequentam.
Existe relação entre a raça do gato e a alergia?

Como reduzir a minha alergia a gatos?
Caso você esteja incomodado com a sua alergia a gatos, as principais dicas para reduzir o contato com as proteínas alérgenas são:
Os gatos são seres extremamente higiênicos. Portanto, não culpe seu gato pelas suas reações alérgicas. Vale a pena antes de comprar um gato, saber se há e qual a intensidade das reações alérgicas que você tem quando está em contato com gatos. Caso elas sejam muito incômodas para você, opte por outros animais de estimação que lhe serão mais prazerosos. Lembre sempre que os animais são seres vivos e merecem todo o carinho, amor e respeito do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário